VII JORNADA DE ALUNOS DO PPGA-UFF

29 de outubro a 01 de novembro de 2013

A Jornada dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA/UFF é uma iniciativa discente que busca integrar estudantes e professores do PPGA e de outros programas.  Com o aumento do número de alunos, a Jornada se firmou como um espaço institucional de diálogo e um evento em que os discentes têm a oportunidade de conhecer os trabalhos de seus colegas – do PPGA e de outras universidades – e ter os seus próprios trabalhos comentados por professores que atuam em outros Programas.

No formato atual, o evento está estruturado em Mesas-Redondas (MRs), Grupos de Trabalho (GTs) e Mini-Cursos e Oficinas, conforme vem sendo realizado desde sua segunda edição. Neste ano, incluímos nas atividades da Jornada uma Exposição Fotográfica de Ensaio Etnográfico (Expo), bem como a participação de alunos de graduação em Ciências Sociais e em Antropologia por meio da modalidade Pôster (PTs).

Os temas das atividades são escolhidos em função das linhas de pesquisa do PPGA, dos interesses manifestados pelos alunos e do perfil dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do PPGA. Dessa forma, a organização dos GTs e dos PTs se estrutura em conformidade com as linhas de pesquisa do PPGA, enquanto que as MRs e a Conferência de Abertura alinham-se ao tema central desta edição da Jornada: “Antropologia da Ação”.

Neste sentido, o tema desta Jornada busca refletir acerca da sugestão do antropólogo Fredrik Barth (2000) de um “engajamento na ação” por parte dos antropólogos frente à realidade social e política a sua volta. Como antropólogos atuantes, é necessário que tomemos consciência da relevância política e da aplicabilidade do trabalho etnográfico nas sociedades contemporâneas.

Tal como um Ulisses moderno, o trabalho do antropólogo é uma odisséia que demanda do profissional observações, análises, leituras, entrevistas, transcrições, pesquisas… Mas este labor não resume o trabalho do antropólogo per se. Para além dos muros da academia, a antropologia deve estar efetivamente em ação: em constante diálogo com outras áreas de estudo, bem como firmemente engajada em vários âmbitos de ação social.

Deixe um comentário